2023/24

Torneio de Debate Escolar de Lisboa 2024

O Agrupamento de Escolas de Parede marcou presença no Torneio de Debate Escolar de Lisboa 2024 que teve lugar no passado dia 10 de maio. A participação neste torneio está inserida num trabalho que tem sido desenvolvido ao longo do ano letivo no âmbito do projeto Erasmus + "Speak and Act: Public Speaking for Global Citizenship" onde tem sido desenvolvida a aplicação de técnicas de oratória.

O torneio, utilizando o modelo world schools debate, foi organizado pela Debate PT e contou com a presença do Prof. Nuno Archer, da Debating Skills , enquanto consultor.

As moções debatidas ao longo do dia foram as seguintes:

Ronda 1 - Devemos abolir os exames nacionais como critério de admissão às Universidades.

Ronda 2 - A maior utilização das redes sociais contribui para um aumento dos problemas de saúde mental dos jovens.

Ronda 3 - Aplaudimos as estratégias disruptivas utilizadas em manifestações por causas ambientais

Final - É positivo para os jovens serem militantes em juventudes partidárias.


Damos os parabéns às nossas cinco equipas (15 alunos) por terem abraçado este desafio e congratulamo-nos com os resultados alcançados:

  • 1° lugar individual com 18,22 em 20 pontos: Sofia Alípio, 11°D;

  • 2° lugar em equipas com 52,67 em 60 pontos: Eva Zmeu, Mariana Costa e Sofia Alípio, 11°D;

  • Prémio do Público: Alva Almgren, Madalena Blanco e Mykhailo Gaiduk, 10°C. Este prémio foi atribuído pelo júri e pelos professores presentes que reconheceram a resiliência desta equipa "apesar das barreiras linguísticas que, por vezes, os impediu de se expressarem da forma que gostariam, conseguiram-nas ultrapassar tendo participado muito bem, apresentando uma estrutura argumentativa muito clara e fundamentada".


Salientamos ainda o facto de, no Top 10 da classificação individual, para além do 1.º lugar da Sofia, a Mariana Costa (11.º D) ficou em 4.º, a Maria Rita Cruz (11.º C) em 7.º, a Inês Nunes (11.º G) em 8.º e a Alva Almgren (10.º C) em 10.º lugar.


As equipas foram acompanhadas pelas professoras Ana Paula Alexandre, Maria José Duarte, Maria Manuela Duarte e São Morais.


Agradecemos à União das Freguesias de Carcavelos e Parede pela disponibilização do transporte de todos os participantes..


Protocolo de colaboração do AEP com a Debate PT

No âmbito do projeto Speack @Act,a decorrer na Escola Secundária Fernando Lopes Graça, Agrupamento de Escolas de Parede, tivemos oportunidade de contar com o apoio da equipa Debate PT.

Revelou -se uma ajuda preciosa quer para professores, quer para alunos.

Os professores estão (e devem estar) sempre a aprender, por isso foi muito importante para nós, professoras que acompanhamos o projeto, tomar contacto com informação, procedimentos e técnicas, tão claramente transmitidas pela equipa.

Os alunos mostraram -se curiosos, entusiasmado pela dinâmica criada e foram capazes de revelar progressivamente maior capacidade argumentativa e discursiva.

Acreditamos que estas competências se revelam cada vez mais importante no mundo actual, constituindo uma base fundamental para o exercício do pensamento crítico e tomada de posição numa sociedade democrática. São por isso ferramentas essenciais na educação para a cidadania, um dos pilares da escola no no sec XXI

Por tudo isto o nosso obrigada à Debate PT por nos ajudar a construir este projeto.

Alunos do projeto Speak&Act dinamizam atividade internacional no AEP

Durante a semana de 5 a 9 de fevereiro de 2024, a Escola Secundária Fernando Lopes Graça acolheu uma mobilidade de alunos e professores do projeto Erasmus+ denominado "Urban Monsters", provenientes da Alemanha (Bad Harzburg), Espanha (LÁlcudia - Valência), Itália (Molfetta - Bari) e Finlândia (Helsínquia). O tema do projeto, desenvolvido durante essa semana, estava relacionado com a Democracia, com especial destaque para o orçamento participativo enquanto forma de participação democrática no combate aos "Monstros Urbanos" - entende-se por monstro urbano tudo aquilo que contribui para a diminuição da qualidade de vida dos citadinos.

Neste contexto, os alunos do projeto Speak&Act, no dia 9, efetuaram um debate utilizando o modelo da World Shools com base na moção "Devem os jovens com 15 ou mais anos votar nas eleições locais?". O debate, efetuado em inglês, língua oficial do encontro, contou com a presença de vários elementos da Debate+ enquanto observadores. Os alunos e professores pronunciaram-se no final do debate, assinalando a sua posição com uma placa (proponente/oponente) tendo o mesmo sido ganho pela equipa proponente da moção. 


Debates no Agrupamento de Escolas de Parede

Autora: Inês Raposo (Debate+)

Desde o início do ano letivo 2023/2024, e no âmbito do projeto Erasmus+ "Speak and Act: Public Speaking for Global Citizenship", têm decorrido sessões quinzenais de debate e argumentação com alunos do ensino secundário que adquiriram os princípios básicos da argumentação em atividades teórico-práticas, aplicando e consolidando os seus conhecimentos em atividades lúdicas e debates.

Em cada sessão, promovem-se debates no modelo World Schools Debating. Os alunos votam nos temas que querem debater, formam-se duas equipas de três ou quatro alunos e são sorteadas para estar a favor ou contra o tema escolhido, independentemente das suas opiniões pessoais. As equipas têm um tempo de preparação e cada aluno tem direito a um discurso de 3 a 4 minutos para expressar o seu ponto de vista e responder aos argumentos da equipa adversária. No final do debate, o júri delibera sobre quem vence e oferece feedback construtivo a ambas as equipas.

O debate é um exercício que promove a argumentação e comunicação dos alunos, capacitando-os a expressar as suas opiniões e ouvir as dos outros. Isso promove a tolerância por opiniões diferentes das suas e incentiva a reflexão sobre temas atuais, tornando-os cidadãos mais informados e participativos. Ao longo destas semanas, tem-se observado uma evolução nos alunos que participam regularmente, comunicando de forma mais clara e persuasiva os seus pontos de vista nos debates.

As sessões de debate continuarão até ao final do ano letivo.


Retomámos as nossas atividades

No dia 18 de outubro, retomámos as nossas atividades conjuntas. Contámos com a colaboração da Debate+ para dinamização das sessões específicas dedicadas à técnica de debate segundo o modelo World Schools Debate.


2022/23

PR 1 | National Training

A formação contou com a participação de nove professores de diferentes áreas disciplinares como o Inglês, Filosofia, História, Geografia e Economia. 

 1.ª sessão: 22/fevereiro/2023

Apresentação do projeto;

Levantamento dos conteúdos disciplinas relacionados com ODS/ Direitos Humanos e domínios de Cidadania e Desenvolvimento.

2.ª sessão: 08/março/2023

M1 Public Speaking : Individual (apresentações/TEDTalks)

3.ª sessão:15/março/2023

M1 Public Speaking : Collective group forms (dramatizações, debate, …) colaboração do Conselho Nacional de Debates Universitários

4.ª sessão:22/março/2023

M2 ODS e a educação para a cidadania: prática das técnicas de argumentação



PR 2 | Co - Design Labs

Com base nos critérios definidos pelos professores que efetuaram a formação, foram convidados 28 alunos representando todas as turmas do 10.º ano.

Numa primeira sessão, os alunos fizeram várias atividades relacionadas com a temática do projeto. Foram também elencadas as temáticas que os alunos gostariam de trabalhar na construção dos co-learning labs. A avaliação efetuada foi muito positiva.

Na segunda sessão, contamos com a participação do CNADU - Conselho Nacional dos Debates Universitários. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender algumas das técnicas de debate tendo posto em prática a técnica "Worls Schools".

Na terceira sessão, os alunos e professoras deslocaram-se à Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, para assistir e participar num debate organizado pelo Clube de Debate desta escola.


Produção de cenários de aprendizagem

Os alunos foram divididos pelas três modalidades acordadas pelos coordenadores internacionais na reunião internacional ocorrida em março de 2023, a saber, Debate, Podcast e Ted talk.

Desta forma, foram constituídas três equipas de trabalho que construiram, cada uma, cerca de sete cenários de aprendizagem. Estes cenários serão aplicados nas aulas das várias disciplinas ao longo do ano letivo de 2023/24.



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