2024/25

Na segunda-feira, dia 20 de janeiro, partimos para Bruxelas, Bélgica, acompanhados pela coordenadora nacional do projeto, a professora Ana Paula Alexandre, e pela professora Maria José Duarte. Depois de chegarmos ao destino, aproveitámos o resto do dia para explorar a cidade e experimentar os famosos waffles belgas. 

Na terça-feira, visitámos o Parlamento Europeu, onde a entrada no hemiciclo foi um momento marcante, trazendo entusiasmo e inspiração a todos os participantes. Pensar que, talvez, um dia esses lugares possam estar reservados em nosso nome gerou um sentimento de esperança e grandeza. Seguimos para o Museu da História Europeia, onde aprofundámos o nosso conhecimento sobre a história da União Europeia. 

No penúltimo dia, quarta-feira, assistimos a apresentações de professores e organizações dedicadas à juventude. Os italianos e portugueses apresentaram os seus TED Talks e Podcasts, enquanto os eslovenos e polacos participaram num debate. O dia terminou com uma sessão de informações do European Youth Forum e um jantar descontraído em equipa.

No dia seguinte, regressámos a Portugal com o sentimento de missão cumprida. Concluindo, foi um grande prazer participar neste projeto, que não só desenvolveu as minhas competências comunicativas, mas também ampliou a minha perspetiva sobre o mundo. Gostaríamos de agradecer à professora Ana Paula Alexandre por todo o apoio ao longo dos últimos três anos, ao Agrupamento de Escolas de Parede e ao Diretor José Guerreiro por acreditarem no potencial do projeto e à União Europeia e ao Erasmus+, por proporcionarem estas oportunidades a jovens empenhados e curiosos. Esperamos que esta experiência inspire mais alunos a envolverem-se em projetos internacionais e a abraçarem o papel de cidadãos globais comprometidos com o futuro. 

Aluna Alva Almgren, 11.º C

#Erasmus Days 2024 - Exercising Citizenship: Public Speaking local contest 

Entre 14 e 19 de outubro, toda a Europa celebrou o Erasmus Days 2024 – um evento internacional que visa promover o programa Erasmus+ e, que apoia a mobilidade educativa e a cooperação internacional, em áreas como a educação, a formação, a juventude e o desporto. Durante os Erasmus Days são organizadas diversas iniciativas, como workshops, seminários, apresentações de projetos, reuniões de parceiros, exposições e outras atividades, que servem para mostrar os resultados dos projetos Erasmus+ e para incentivar outros a participar no programa. 

Não quisemos faltar a este desafio e chamámos outras escolas à nossa. Foi, como os próprios alunos convidados disseram na avaliação, EDUCATIVO, COMPETITIVO, uma APRENDIZAGEM e uma oportunidade de DESENVOLVIMENTO PESSOAL. As colegas da nossa escola que participaram, corroboraram estas afirmações. E o que aconteceu, então?

 A equipa do projeto "Speak&Act: Public Speaking for Global Citizenship" promoveu um torneio de debate escolar denominado "Exercising Citizenship: Public Speaking local contest". Recebemos cerca de 53 alunos e professores provenientes do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, da Escola Secundária da Amadora, e do Agrupamento de Escolas Linda-a-Velha e Queijas e da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas. 

O evento foi dividido em duas partes: na primeira parte foram apresentados os resultados da implementação do projeto Speak and Act bem como a metodologia adotada. Na segunda parte, promovemos um torneio de debate utilizando o modelo World School Debate, com três rondas diferentes e três moções diferentes. Os alunos externos não tinham tido contacto prévio com este modelo de debate, mas tiveram uma ajuda preciosa: os nossos alunos. E, enquanto coaches de cada uma das equipas a concurso, orientaram os colegas convidados e treinaramnos. Simultaneamente, fez-se formação de professores sobre adjudicação de debates. 

Já com as mãos de alunos e professores "na massa", de ronda para ronda, notavam-se progressos. (O Júri dava sempre feedback qualitativo). No final, ganhou a melhor equipa e ganhámos todos!

Equipa coordenadora do projeto Speak and Act 

( Ana Paula Alexandre, Maria José Duarte, Manuela Duarte e São Morais)

International Competition on Public Speaking 

Entre dia 30 de setembro e 4 de outubro, 15 alunos e 3 professoras, no âmbito do projeto Erasmus+ Speak and Act: Public Speaking for Global Citizenship, participaram num encontro internacional que decorreu na cidade da Perugia, em Itália. 

A participante Alva Lucia, do 11.° C, referiu:  " (...) Após dias de workshops e preparação, chegou o momento de apresentarmos o nosso trabalho e absorvermos conhecimento a partir das apresentações dos outros participantes. Foi muito inspirador assistir aos 12 Ted Talks e 12 podcasts — cada um com abordagens únicas, mas sempre centrados no tema comum de bemestar escolar. Foi também interessante observar a evolução dos nossos colegas portugueses, e foi muito motivador e tocante poder ver o progresso que cada um fez. 

Durante esses dias, não só melhorei as minhas capacidades de argumentação, como também cresci muito como pessoa. Passar seis dias num país e numa cidade diferentes, com rotinas distintas e a conviver com pessoas novas, foi uma experiência intensa, quase surreal e, por vezes, até overwhelming. Mas não há forma melhor de crescer e de se conhecer a si próprio. Este tipo de experiência ajuda-nos a ser mais resilientes, a desenvolver paciência e compreensão pelos outros, e a valorizar ainda mais as nossas conquistas e o percurso que temos trilhado até agora. 

Quando estamos no ensino secundário, por vezes parece que a escola nunca mais termina, e esquecemo-nos de ver a visão global. No entanto, esta viagem deu-me motivação para continuar a trabalhar em direção aos meus objetivos, que, por vezes, podem parecer inalcançáveis. Reconheci que todas as experiências que vivemos ao longo da vida ajudam a moldar o nosso futuro e a construir quem somos. Além disso, conheci muitas pessoas de outras culturas e aprofundei as amizades com colegas que ainda não conhecia tão bem. 

No geral, esta visita marcou-me imensamente. Tive a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, tanto a nível académico como pessoal. Agradeço às professoras, à escola, aos organizadores e aos restantes participantes por esta aventura enriquecedora!" 

Alva Lucia Almgren (11.° C)



2023/24

Torneio de Debate Escolar de Lisboa 2024

O Agrupamento de Escolas de Parede marcou presença no Torneio de Debate Escolar de Lisboa 2024 que teve lugar no passado dia 10 de maio. A participação neste torneio está inserida num trabalho que tem sido desenvolvido ao longo do ano letivo no âmbito do projeto Erasmus + "Speak and Act: Public Speaking for Global Citizenship" onde tem sido desenvolvida a aplicação de técnicas de oratória.

O torneio, utilizando o modelo world schools debate, foi organizado pela Debate PT e contou com a presença do Prof. Nuno Archer, da Debating Skills , enquanto consultor.

As moções debatidas ao longo do dia foram as seguintes:

Ronda 1 - Devemos abolir os exames nacionais como critério de admissão às Universidades.

Ronda 2 - A maior utilização das redes sociais contribui para um aumento dos problemas de saúde mental dos jovens.

Ronda 3 - Aplaudimos as estratégias disruptivas utilizadas em manifestações por causas ambientais

Final - É positivo para os jovens serem militantes em juventudes partidárias.


Damos os parabéns às nossas cinco equipas (15 alunos) por terem abraçado este desafio e congratulamo-nos com os resultados alcançados:

  • 1° lugar individual com 18,22 em 20 pontos: Sofia Alípio, 11°D;

  • 2° lugar em equipas com 52,67 em 60 pontos: Eva Zmeu, Mariana Costa e Sofia Alípio, 11°D;

  • Prémio do Público: Alva Almgren, Madalena Blanco e Mykhailo Gaiduk, 10°C. Este prémio foi atribuído pelo júri e pelos professores presentes que reconheceram a resiliência desta equipa "apesar das barreiras linguísticas que, por vezes, os impediu de se expressarem da forma que gostariam, conseguiram-nas ultrapassar tendo participado muito bem, apresentando uma estrutura argumentativa muito clara e fundamentada".


Salientamos ainda o facto de, no Top 10 da classificação individual, para além do 1.º lugar da Sofia, a Mariana Costa (11.º D) ficou em 4.º, a Maria Rita Cruz (11.º C) em 7.º, a Inês Nunes (11.º G) em 8.º e a Alva Almgren (10.º C) em 10.º lugar.


As equipas foram acompanhadas pelas professoras Ana Paula Alexandre, Maria José Duarte, Maria Manuela Duarte e São Morais.


Agradecemos à União das Freguesias de Carcavelos e Parede pela disponibilização do transporte de todos os participantes..


Protocolo de colaboração do AEP com a Debate PT

No âmbito do projeto Speack @Act,a decorrer na Escola Secundária Fernando Lopes Graça, Agrupamento de Escolas de Parede, tivemos oportunidade de contar com o apoio da equipa Debate PT.

Revelou -se uma ajuda preciosa quer para professores, quer para alunos.

Os professores estão (e devem estar) sempre a aprender, por isso foi muito importante para nós, professoras que acompanhamos o projeto, tomar contacto com informação, procedimentos e técnicas, tão claramente transmitidas pela equipa.

Os alunos mostraram -se curiosos, entusiasmado pela dinâmica criada e foram capazes de revelar progressivamente maior capacidade argumentativa e discursiva.

Acreditamos que estas competências se revelam cada vez mais importante no mundo actual, constituindo uma base fundamental para o exercício do pensamento crítico e tomada de posição numa sociedade democrática. São por isso ferramentas essenciais na educação para a cidadania, um dos pilares da escola no no sec XXI

Por tudo isto o nosso obrigada à Debate PT por nos ajudar a construir este projeto.

Alunos do projeto Speak&Act dinamizam atividade internacional no AEP

Durante a semana de 5 a 9 de fevereiro de 2024, a Escola Secundária Fernando Lopes Graça acolheu uma mobilidade de alunos e professores do projeto Erasmus+ denominado "Urban Monsters", provenientes da Alemanha (Bad Harzburg), Espanha (LÁlcudia - Valência), Itália (Molfetta - Bari) e Finlândia (Helsínquia). O tema do projeto, desenvolvido durante essa semana, estava relacionado com a Democracia, com especial destaque para o orçamento participativo enquanto forma de participação democrática no combate aos "Monstros Urbanos" - entende-se por monstro urbano tudo aquilo que contribui para a diminuição da qualidade de vida dos citadinos.

Neste contexto, os alunos do projeto Speak&Act, no dia 9, efetuaram um debate utilizando o modelo da World Shools com base na moção "Devem os jovens com 15 ou mais anos votar nas eleições locais?". O debate, efetuado em inglês, língua oficial do encontro, contou com a presença de vários elementos da Debate+ enquanto observadores. Os alunos e professores pronunciaram-se no final do debate, assinalando a sua posição com uma placa (proponente/oponente) tendo o mesmo sido ganho pela equipa proponente da moção. 


Debates no Agrupamento de Escolas de Parede

Autora: Inês Raposo (Debate+)

Desde o início do ano letivo 2023/2024, e no âmbito do projeto Erasmus+ "Speak and Act: Public Speaking for Global Citizenship", têm decorrido sessões quinzenais de debate e argumentação com alunos do ensino secundário que adquiriram os princípios básicos da argumentação em atividades teórico-práticas, aplicando e consolidando os seus conhecimentos em atividades lúdicas e debates.

Em cada sessão, promovem-se debates no modelo World Schools Debating. Os alunos votam nos temas que querem debater, formam-se duas equipas de três ou quatro alunos e são sorteadas para estar a favor ou contra o tema escolhido, independentemente das suas opiniões pessoais. As equipas têm um tempo de preparação e cada aluno tem direito a um discurso de 3 a 4 minutos para expressar o seu ponto de vista e responder aos argumentos da equipa adversária. No final do debate, o júri delibera sobre quem vence e oferece feedback construtivo a ambas as equipas.

O debate é um exercício que promove a argumentação e comunicação dos alunos, capacitando-os a expressar as suas opiniões e ouvir as dos outros. Isso promove a tolerância por opiniões diferentes das suas e incentiva a reflexão sobre temas atuais, tornando-os cidadãos mais informados e participativos. Ao longo destas semanas, tem-se observado uma evolução nos alunos que participam regularmente, comunicando de forma mais clara e persuasiva os seus pontos de vista nos debates.

As sessões de debate continuarão até ao final do ano letivo.


Retomámos as nossas atividades

No dia 18 de outubro, retomámos as nossas atividades conjuntas. Contámos com a colaboração da Debate+ para dinamização das sessões específicas dedicadas à técnica de debate segundo o modelo World Schools Debate.


2022/23

PR 1 | National Training

A formação contou com a participação de nove professores de diferentes áreas disciplinares como o Inglês, Filosofia, História, Geografia e Economia. 

 1.ª sessão: 22/fevereiro/2023

Apresentação do projeto;

Levantamento dos conteúdos disciplinas relacionados com ODS/ Direitos Humanos e domínios de Cidadania e Desenvolvimento.

2.ª sessão: 08/março/2023

M1 Public Speaking : Individual (apresentações/TEDTalks)

3.ª sessão:15/março/2023

M1 Public Speaking : Collective group forms (dramatizações, debate, …) colaboração do Conselho Nacional de Debates Universitários

4.ª sessão:22/março/2023

M2 ODS e a educação para a cidadania: prática das técnicas de argumentação



PR 2 | Co - Design Labs

Com base nos critérios definidos pelos professores que efetuaram a formação, foram convidados 28 alunos representando todas as turmas do 10.º ano.

Numa primeira sessão, os alunos fizeram várias atividades relacionadas com a temática do projeto. Foram também elencadas as temáticas que os alunos gostariam de trabalhar na construção dos co-learning labs. A avaliação efetuada foi muito positiva.

Na segunda sessão, contamos com a participação do CNADU - Conselho Nacional dos Debates Universitários. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender algumas das técnicas de debate tendo posto em prática a técnica "Worls Schools".

Na terceira sessão, os alunos e professoras deslocaram-se à Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, para assistir e participar num debate organizado pelo Clube de Debate desta escola.


Produção de cenários de aprendizagem

Os alunos foram divididos pelas três modalidades acordadas pelos coordenadores internacionais na reunião internacional ocorrida em março de 2023, a saber, Debate, Podcast e Ted talk.

Desta forma, foram constituídas três equipas de trabalho que construiram, cada uma, cerca de sete cenários de aprendizagem. Estes cenários serão aplicados nas aulas das várias disciplinas ao longo do ano letivo de 2023/24.



© 2023 Agrupamento de Escolas de Parede, Cascais, Portugal
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora