2024|25

Mobilidades individuais Erasmus+

Acompanhar, durante uma semana, o trabalho de uma escola finlandesa  (1.ª parte)

Maunulan yhteiskoulu ja Helsingin matematiikkalukio / Viipurin reaalikoulu Oy

Entre 16 e 20 de setembro de 2024, no âmbito do Projeto Erasmus + 2024-1-PT01-KA121-SCH-000210069, a professora de Geografia, Ana Paula Alexandre, realizou um acompanhamento no trabalho (job shadowing) efetuado na Escola Conjunta de Maunula e Escola Secundária de Matemática de Helsínquia / Vyborg Real School Ltd localizada em Helsínquia, Finlândia. Esta escola faz parte de um grupo de 40 escolas que, a nível nacional, estão dependentes do estado finlandês. A maioria das escolas estão na dependência das câmaras municipais.

Este acompanhamento no trabalho tinha subjacentes vários objetivos como 1) compreender a política educativa e a organização dos recursos humanos; 2) atualizar e desenvolver metodologias educativas inovadoras e 3) conhecer o grau de absentismo e do abandono escolar no país de acolhimento e as soluções utilizadas. Para tal, a escola de acolhimento organizou uma agenda com espaço para entrevistas com a diretora adjunta do lower secondary (equivalente ao nosso terceiro ciclo), com a diretora adjunta do upper secondary (equivalente ao nosso ensino secundário), vários professores de diferentes áreas disciplinares, bem como assistir diariamente a várias aulas de diferentes níveis de ensino (3.º CEB e secundário) das diferentes disciplinas lecionadas pelos professores da sua área científica. Foi também possível recolher informações sobre a visão de alguns alunos locais sobre o funcionamento do ensino secundário naquela escola.

Sistema de educação finlandês

O ensino obrigatório começa no ensino pré-primário (pre-primary) para crianças com 6 anos. Aos 7 anos iniciam o ensino básico (primary) que se estende por um único ciclo até ao 9º ano (lower secondary). De acordo com a informação dada pela diretora adjunta do lower secondary, no final do 9.º ano os alunos podem optar pelo ensino secundário, pelo ensino profissional ou, no caso de alunos com baixo aproveitamento, por frequentarem ao longo de um ano letivo vários estágios de um mês experienciando diferentes profissões, para tentarem perceber quais as opções vão escolher em termos futuros.

Dado que o ensino obrigatório é até aos 18 anos, tal implica estudos desde o ensino básico (pre- primary, primary, lower secondary) até ao ensino secundário. O ensino secundário pode ter duas vias: o ensino secundário geral ou o ensino secundário profissional e formação. A primeira via orienta para o exame nacional de acesso ao ensino superior e a segunda para uma qualificação profissional.

Organização do ano letivo

Duração: O ano letivo começa entre 5 e 9 de agosto e termina no fim de maio, após cerca de 190 dias úteis de aulas, sendo esta duração uma das mais baixas do mundo.

Carga letiva entre o 1.º e o 9.º ano:

Plano curricular do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º ano) em vigor na escola de acolhimento, no atual ano letivo:

Períodos escolares:

A cada sete semanas termina um dos cinco períodos que compõem o ano letivo. Isto significa, para o equivalente ao nosso 3.º CEB, que ao longo da sexta semana letiva, os alunos vão fazer um teste sumativo (exam) a cada disciplina, tendo este um peso entre 50 e 60% da nota final. As notas dos alunos variam entre 4 (fraco) a 10 (excelente). Face ao número de disciplinas, os alunos podem fazer 1 a 2 testes por dia, mantendo o horário normal das aulas ao longo da semana. Em cada um dos períodos seguintes, surgem novos horários, dado que há disciplinas que entretanto já ficaram concluídas, e iniciam-se outras disciplinas.

Constituição do grupo turma:

As turmas entre o 1.º e o 9.º ano têm entre 14 e 16 alunos.

Em nossa opinião, a aposta de um número reduzido de alunos por turma até ao 9º ano faz todo o sentido numa fase em que a autonomia dos alunos é ainda diminuta, os procedimentos e protocolos de trabalho das diferentes didáticas requerem uma grande orientação, supervisão e feedback entre alunos e docentes. Acresce a necessidade de maior acompanhamento do comportamento dos alunos e a adoção de estratégias individualizadas em conformidade com as necessidades específicas de cada aluno.


Ana Paula Alexandre

Professora de Geografia A


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